Como Descobrir Nichos Rentáveis com o Google Trends

22-04-2016 14:52

Como Descobrir Nichos Rentáveis com o Google Trends

 

Se você está criando um site ou blog e gostaria de aumentar as visitas, uma boa alternativa é melhorando o seu posicionamento nos resultados das buscas do Google e outros grandes buscadores. Ou seja, você deve trabalhar o SEO (search engina optimization).

Para fazer isso, o ideal é que você desprenda algum tempo pesquisando pelas melhores palavras-chave, ou seja, aquelas que são mais pesquisadas pelas pessoas quando estão procurando pelo tipo de conteúdo que você apresenta em seu blog.

Sabendo quais são as palavras-chave mais buscadas, você poderia por exemplo, otimizar os títulos e conteúdo de seus posts, categorias ou mesmo o título principal do blog, desta forma você estaria entrando em um mercado em que teria mais chances de ser achado pelo seu público alvo.

Uma ótima forma de se fazer isso é utilizando o Google Trends que é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, que permite descobrir facilmente quais são as palavras-chave mais pesquisadas pelos internautas que utilizam o buscador do Google. Confira o Google Trends clicando AQUI!

Nota Lembrando que ao recorrer para palavras-chave mais concorridas, você está sim aumentando as chances de aumentar o número de visitantes em seu blog, no entanto também estará entrando em uma zona mais concorrida, pois assim como você, muitos outros blogueiros tentarão fazer o mesmo. Neste caso terá mais chances de "vencer" aquele que oferecer um conteúdo de melhor qualidade.

Como Descobrir Nichos Rentáveis com o Google Trends

Ao fazer uma comparação por "criar Sites, fazer sites, montar sites e montar site" pude descobrir que o termo "fazer sites" é o mais pesquisado por pessoas interessadas em criar um site. 

Pesquisa comparativa no Google Trends

 Com base neste resultado fica fácil de perceber que se eu passar a escrever um pouco mais o termo "fazer Sites" em meus artigos e títulos, tenho mais chances de aumentar o volume de visitantes que acessam meu blog.

Palavras-chaves relacionadas no Google Trends

Outro recurso bem interessante doGoogle Trends é que além de exibir as palavra-chave mais buscadas, ele ainda informa palavras-chave relacionadas a sua pesquisa, que aparece em um campo mais abaixo dentro da página de resultados. 

Pesquisas Relacionadas no Google Trends

 Na imagem acima você pode conferir palavras-chave relacionadas ao termo "fazer sites" que também poderiam ser utilizadas para otimização de conteúdo. Portanto, o Google Trends é na minha opinião uma ferramenta obrigatória para todo blogueiro que pensa em ter sucesso com o blog. Recomendo que guarde o endereço em seus favoritos e que o use sempre que for escrever algum artigo. Confira o Google Trends clicando AQUI!

 

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

—————

Voltar