Como Adicionar o Sistema de Comentários Disqus ao seu Site

05-04-2010 14:38

O Webnode é um sistema gratuito de desenvolvimento online de sites, que oferece diversas ferramentas para que você possa fazer seu site de forma fácil, rápida e profissional. Uma dessas ferramentas é o sistema de comentários que você pode adicionar às páginas de seu site para que você e seus visitantes discutam sobre o assunto tratado na página.

Apesar de que o sistema de comentários oferecido pelo próprio Webnode sirva bem para a maioria das pessoas, existem sistemas mais complexos como é o caso do Discus, que é um sistema de comentários mais completo e que permite um gerenciamento mais fácil dos comentários. Você pode conferir ele em ação no final desta página.

Se você também cria seu site no Webnode e gostaria de ter o Discus como gerenciador de comentários, você pode conferir este tutorial em que eu mostro um passo a passo de como proceder na configuração.

Primeiro Passo
Antes de começar, é necessário que você tenha uma conta criada no Discus para cadastrar seu site. Você pode fazer isso clicando em "Register new Site" na aba superior direita.

 

Na próxima página você poderá escolher o idioma que deseja. Após escolher, clique em "Continue".

Na próxima página você pode escolher o tipo de site você pretende adicionar o sistema de comentários. Escolha a opção "Universal Code".

 

Após clicar em "Universal Code" você será levado a uma página em que terá acesso ao código de implantação do sistema de comentário no seu site.

Na imagem abaixo nós temos o primeiro campo que deve ser adicionado na(s) página(s) que você deseja que o sistema de comentários apareça e no segundo campo nós temos o código que deve ser inserido no rodapé.

Segundo Passo
Vamos agora adicionar o código do Discus ao rodapé do seu site. Para fazer isso acesse o painel de controle de seu site no Webnode e clique no botão "Estrutura" que aparece na parte superior do painel de controle. 

Na nova página, clique no botão rodapé.

 

Uma pequena janela se abrirá. Você deve colocar então, o código fornecido na 2ª opção do Disqus.

Terceiro Passo
A segunda parte está feita. Você deve agora adicionar o código em todas as páginas que você deseja que o sistema de comentários apareça. Para fazer isso você pode editar uma página já publicada ou iniciar uma nova.

Altere o modo de edição para HTML clicando no pequeno botão que aparece no lado esquerdo da janela e insira o código fornecido na 1ª opção do Disqus, logo após qualquer código/texto já existente na página. 

Pronto, agora é só publicar seu site para ver o resultado. Lembrando que o sistema de comentários NÃO poderá ser visualizado dentro do painel de controle, ou seja, enquanto você estiver visualizando a página com o prefixo "cms" ou "preview" no endereço da página, os comentários não irão funcionar.

 

blog comments powered by Disqus

—————

Voltar